PICLES DE LIMÃO - RECEITA MARROQUINA

02-11-2010 16:40

 

 


Ingredientes: 12 ou mais limões, de acordo com o tamanho do frasco onde será preparado, sal grosso, água mineral e óleo de girassol ou azeite de oliva. A receita original é com limão siciliano, mas pode perfeitamente ser preparada com limões de todas as variedades, principalmente o limão Tahiti. Rendimento: 1 pote de 1 litro.

Preparo: use um pote de vidro (incolor e transparente) de boca larga e com tampa de boa vedação. Lave e esterilize muito bem. Corte os limões em 4 "pétalas" no sentido longitudinal sem, contudo, separá-las. Abra como uma flor, coloque bastante sal grosso dentro e vá arrumando-os na posição emborcada para o fundo do frasco (polpa para o fundo e casca para cima). Aperte-os bem uns sobre os outros, de tal forma que fique o mínimo de ar entre eles.
Ao final, acrescente um pouco de água mineral e vede com uns 3 dedos de azeite de oliva, de tal forma que a coluna de azeite fique cobrindo totalmente os limões. Tampe bem o frasco. Deixe em lugar que pegue bastante sol por 3-4 semanas mínimo. Posologia e tratamento: use 1 "flor" (picada ou inteira) no preparo de arroz, de ensopados, do feijão, de assados, etc., pois irá conferir maior digestabilidade e um sabor exótico.

Doce limão -Atenção: estas receitas fazem parte dos livros O poder de cura do Limão e Alimentação Desintoxicante - Conceição Trucom - Editora Alaúde.