Flores comestíveis

08-04-2012 14:19

Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos: para cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações ou até para o prato principal. Descubra quais flores são seguras para o consumo humano e conheça algumas idéias para o seu uso. 

Passos

  1. 1
    Decida para que você quer flores comestíveis. Alguns exemplos incluem
    • Saladas, verduras e frutas.
    • Doce de flores (doce de violetas, rosas açucaradas ou lavanda são doces à moda antiga deliciosos).
    • Adicionar ao picles, geléias, vinagretes, caldas, açúcar, etc.
    • Panificados, como biscoitos, bolos e pães.
    • Sobremesas, como sorvetes, cheesecake, tortas, etc.
    • Para decoração, guarnição de pratos e bolos, entre outros.
  2. 2
    Familiarize-se com algumas das flores culinárias mais comuns. A lista a seguir não é muito aprofundada, mas ajuda a indicar que tipos de flores são adequadas:
    • Capuchinha (tropaeolum majus) - estas flores perenes são as favoritas para saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. As sementes podem até ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.

    • Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete - a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

    • Violetas - As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento. Procure pela variedade "viola odorata".
    • Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geléias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.

    • Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.

    • Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.

    • Flor de cebolinha - são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.

    • Malmequer - bons em saladas, onde dão um toque de dourado à coloração.

    • Dente de leão - ficam deliciosos na salada se você colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel.

    • Cravos - têm um sabor doce, parecido com noz-moscada. Sugerido para saladas e ornamentos.

    • Petúnias - as petúnias de jardim comuns têm flores com gosto moderado. Boas como ornamento.
  3. 3
    Prepare as flores. Existem várias coisas a fazer antes de poder usar as flores.
    • Colha as flores. O melhor momento para colher flores é logo após o orvalho ter secado, logo de manhã. Ou então, no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado, se as flores aparentarem estar em boa condição. Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode secar o sabor e causar uma perda de sabor e cores.
    • Remova os estames e pistilos. Se forem muito evidentes (em flores grandes), remova-os. Partes brancas e estames e pistilos grandes normalmente são amargos e não devem ser mastigados.
    • Lave as flores. Agite as flores para remover insetos, detritos e terra. Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas e lave-as com água gentilmente, usando um coador de chá. Ou então, use um spray de água com delicadeza, pois as flores se machucam com facilidade. Se a flor for especialmente delicada, basta mergulhá-la brevemente.
    • Seque com toalhas de cozinha. Use toalhas de papel e deixe secar no ar.
  4. 4
    Use as flores de acordo com a receita ou conforme as suas necessidades. Siga a sua receita favorita para as flores em questão. Procure por receitas online ou em livros, usando o nome da flor como parâmetro de busca. Depois que tiver testado algumas receitas, deixe suas impressões e receitas pessoais na página de discussão do artigo. Se estiver usando flores para ornamentos, experimente arranjos diferentes. Algo que ajuda muito é tirar fotos dos seus arranjos, para lhe inspirar no futuro.
  5. 5
    Aprenda mais sobre as flores comestíveis. O uso de flores comestíveis está voltando a se tornar bem popular, depois de ter saido de cena por um tempo. Aprenda como os outros estão usando as flores na internet, em bibliotecas e livros de receitas. Você pode procurar em jardins botânicos, universidades, dentre outros lugares.

Dicas

  • Uma regra geral é que as flores de verduras e ervas são seguras para consumo. Verifique antes, pois há exceções. Leia os avisos abaixo.
  • Há muito mais flores comestíveis do que as listadas aqui. Algumas delas incluem crisântemos, lírios, jasmim e outros.
  • Flores podem ser guardadas na geladeira por até 10 dias, se estiverem bem fechadas. Coloque uma toalha de papel úmida dentro do recipiente com as flores.
  • Evite consumir flores em que tenham sido usados pesticidas. Se não tiver certeza, evite-as. Não coma flores vindas de floristas - elas podem ter sido borrifadas com produtos químicos.
  • Venenosas - Lírios do vale, azaléias, dedaleira, espirradeira, narcisos e outras. Evite-as e aprenda a reconhecê-las.
  • Evite - as flores do tomate, batata, berinjela, pimentas e aspargos.
  • Se estiver em dúvida, não use.

fonte: flores comestiveis

 

Flores Comestíveis - Dicas Gastronómicas e Culinárias

Vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores.
Salpique flores em suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.
Faça cubos de gelo com flores.
Coloque a flor dentro de utensílios para fazer cubos de gelo e cubra com água. Leve ao congelador e retire na hora de servir.

 

Flores Comestíveis - letra A

Abobrinha e Abóbora - São as mais conhecidas, também conhecidas como flor de cambuquira. Pode ser até recheada acompanhando pratos salgados e fica incrível em risotos e saladas.

Agave americana - Planta das américas Central e do Sul: sua florescência demora entre 10 e 20 anos (antigamente acreditavam que esse tempo seria de 100 anos). Cultivada no México desde 1561, suas flores são ingeridas com tortilhas. Sua seiva é fermentada e obtém-se o pulque, bebida da qual, destilada, origina-se a tequila ou o mescal.

Allium schoenoprasum - É a popular cebolinha, ou, como chamam os ingleses, chives, usada em salada.

Aloysia citriodora Palau ou verbena-limão - Suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses. Originária do Chile e da Argentina.

Althaea rósea - De origem chinesa, é também chamada de rosa-de-Jericó. Suas flores são grandes, e suas cores podem ser branca, amarela, vermelha ou cor de vinho. Usadas em saladas, e a cor de vinho para escurecer o vinho.

Amor-Perfeito - Tem textura aveludada e é refrescante. Boa para saladas ou aromatizar vinagres.

Anethum graveolens - Conhecido também como endro ou aneto, e os ingleses chamam de drill. Suas flores são usadas em picles de pepino ou de couve-flor.

Anthemis tinctoria, ou camomila amarela - Vinda do sul e centro da Europa, sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa.

Averrhoa carambola, ou carambola - Suas flores são usadas em saladas; seu fruto é também conhecido como “fruto-estrela”, pois, quando cortado transversalmente, tem formato de uma estrela. Podemos fazer suco para beber. Seu suco é bom para tirar manchas das mãos e de roupas. No Brasil, foi introduzida no estado de Pernambuco, em 1817, pois os portugueses a trouxeram da Índia, e sua origem provável é africana. De seu fruto verde fazem-se picles.

Flores Comestíveis - letra B

Bauhinia purpúrea - Suas flores são grandes, a coloração é vermelha ou rósea, e são usadas em saladas, especialmente as de peixe como o atum.

Borago - As pétalas formam uma estrela de 5 pontas, de cor violeta. Boa para saladas e aromatizar vinagres.

Borago officinalis, ou borragem - As flores, quando frescas, têm um tom azul e, quando mais velhas, passam para rosadas; sua origem é da Ásia ou do Mediterrâneo. Usadas em saladas, formam um prato multicor e, segundo dizem, o sabor é de pepino. Os antigos acreditavam que tinham um efeito mágico sobre o corpo e a mente, tornando o homem alegre e feliz.

Flores Comestíveis - letra C

Calendula officinalis - É a popular calêndula. Suas pétalas podem ser misturadas ao arroz, ao peixe, à sopa, aos queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão; usada também como corante de manteiga e queijo.

Crocus sativus - É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.

Curcubita pepo Duchesne - É a nossa conhecida abóbora. Podemos comer suas flores fritas, empanadas em ovo e farinha, ou ainda recheada de queijo forte, ou ainda em sopa, especialmente a de milho.

Flores Comestíveis - letra D

Dianthus cayophyllus - É a nossa conhecida cravina. Suas flores podem ser digeridas em saladas, torta de frutas, sanduíches, e ainda para aromatizar vinagres, geléias, açúcar e vinho. Quando açucaradas, podemos enfeitar bolos. Seu corante é muito usado em confeitaria.

Flores Comestíveis - letra H

Helianthus annuus, ou o famoso girassol - Os botões florais são cozidos, servidos como aspargos, e suas flores em saladas. Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos.

Flores Comestíveis - letra M

Myrtus communis - É a murta, e suas pétalas podem ser usadas em salada de fruta.

Flores Comestíveis - letra N

Nastúrcio - Sua origem é peruana, sendo levada para a Espanha no século XVI. Suas cores vão do amarelo ao vermelho. Seu sabor lembra o agrião. Muito utilizadas em saladas.

Flores Comestíveis - letra P

Pelargonium capitatum, ou gerânio - Muito usado em saladas.

Flores Comestíveis - letra R

Rosa - Muito tradicional na cozinha árabe, onde a essência de rosas é muito utilizada; Em cremes e mousses, combinadas com suco de frutas. Normalmente é feita uma infusão primeiro para concentrar o sabor. Em limonadas e sucos de laranja, para dar um toque exótico.

Flores Comestíveis - letra T

Tabebuia heptapyla - É o ipê-rosa ou piúva. A flor cor-de-rosa é comestível. Planta da Mata Atlântica e floresce de junho a setembro.

Tabebuia impetiginosa, ou ipê-roxo - Como o ipê-rosa, também suas flores são comestíveis. Floresce de maio a setembro e é originário da Mata Atlântica.

Tropaealum majus - Também conhecida como chaguinha ou capuchinho. De flores vistosas, nas cores amarela e vermelha. Começaram a ser usadas no Oriente; flores, folhas e semente têm gosto apimentado.

Flores Comestíveis - letra V

Viola odorata - Violeta verdadeira (não é a violeta-africana, encontrada nas floriculturas). Quando fresca, é usada em saladas; cristalizada, usada para decoração de bolos, pudins e sorvetes.

Fonte: Flores Rosa