Alimentos que curam

04-07-2010 16:22

 

 

 
Combata algumas doenças com a alimentação adequada

Bronquite, ansiedade, indigestão, enxaquecas...

Dizemos-lhe como combater algumas doenças e problemas de saúde através de uma alimentação adequada.

Seleccionámos os mais frequentes e todos os alimentos que vão ajudá-la a evitar ou aliviá-los, bem como os que deve eliminar completamente da sua alimentação.

ANEMIA

Debilidade, cansaço, desânimo, vertigens, dores nas pernas e palpitações são alguns dos sintomas desta doença, causada pela diminuição de glóbulos vermelhos no sangue. Grávidas, bebés e idosos costumam ser os mais afectados.

Porque surge?
A causa mais comum é a falta de ferro. Quando o número de glóbulos vermelhos baixa, o abastecimento de oxigénio às células e aos tecidos também diminui, provocando cansaço e debilidade.

O que comer e beber?
Alimentos ricos em ferro (vísceras, carnes vermelhas, sardinhas, salsa, agrião, frutos secos, caça, berbigão, mexilhões, leguminosas ou tofu), alimentos ricos em vitamina C, para melhorar a absorção de ferro (citrinos, morangos, kiwi, verduras de folha verde, pimento ou tomate), algas e cereais enriquecidos com vitamina B12, se a anemia for consequência de uma alimentação vegetariana muito restritiva.

Deve também ingerir infusões de urtiga, agrião e dente-de-leão (ricas em ferro) e infusões de angélica, com vitamina B12 e ácido fólico.

O que reduzir ou evitar?
Não misture alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em cálcio (tipo lacticínios ou sardinhas em conserva) porque o cálcio diminui a absorção de ferro.

ANSIEDADE

Apesar de ser uma alteração psicológica, manifesta-se com sintomas físicos como suores, palpitações, tremor nas mãos, dificuldades respiratórias, enjoos, diarreia e fadiga.

Porque surge?
É causada pela insegurança e angústia provocadas por um estado prolongado de temor, preocupação, nervosismo ou stress, e que não é convenientemente canalizado.
O que comer e beber?
Alimentos ricos em vitaminas B, para melhorar o estado geral do sistema nervoso (arroz, pão, cereais integrais, ovos ou nozes), alimentos ricos em vitamina C, já que tanto a ansiedade como o stress esgotam rapidamente as reservas desta vitamina (citrinos e verduras).

Além desses, deve ingerir alimentos ricos em magnésio (gérmen de trigo, frutos secos, sementes de girassol, acelga ou molho de soja) e alimentos ricos em fósforo, que regula os nervos (lecitina de soja, lacticínios e bananas).

Magda Roma, nutricionista, responsável do Departamento de Investigação e Diagnóstico das Clínicas Persona, sugere ainda a ingestão de «alimentos ricos em triptofano, substância que promove a sensação de bem-estar (leite, iogurte, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilhas, abacate e soja)». É aconselhável, por isso, beber um copo de leite morno antes de dormir porque contém triptofano, que ajuda a relaxar.

«E também deve ingerir alimentos ricos em triptofano de manhã, por exemplo, ao pequeno-almoço, para acalmar a sua ansiedade natural», acrescenta a nutricionista. Deve ingerir ainda infusões de valeriana, pulsatilla e betónica, que têm propriedades sedativas e calmantes, também são benéficas.

O que reduzir ou evitar?
Evite o café, o chá e os refrescos tipo cola com cafeína. Modere a ingestão de chocolate e não fume nem beba álcool.

Um bom conselho
Os exercícios de respiração são benéficos, tal como as rotações de pescoço, lentas e suaves. «Quando se sentir ansioso, inspire profundamente, iniciando o enchimento de ar do abdómen até aos pulmões e, de seguida, expire lentamente pelo nariz. Faça 5 a 10 respirações e irá acalmar», aconselha Magda Roma.

BRONQUITE

É uma inflamação da mucosa bronquial acompanhada de tosse persistente, dificuldade respiratória e abundância de fleumas (mucosisades). Às vezes torna-se crónica e, se não for tratada a tempo, pode degenerar em pneumonia.

Porque surge?
Geralmente, tem a sua origem numa simples constipação mas viver ou trabalhar em ambientes muito poluídos agrava o problema. Afecta sobretudo bebés, asmáticos, idosos e fumadores.

O que comer e beber?
Alimentos ricos em zinco e vitaminas A e C, para reforçar o sistema imunológico (mexilhões, sementes de abóbora e girassol, carne magra de vitela ou borrego, lacticínios, leguminosas, levedura de cerveja, fígado, pão e cereais integrais, peixe azul ou citrinos).

Também deve incluir cebola crua no almoço e jantar, já que alivia a inflamação das membranas e facilita a transpiração e a respiração.

Para além disso, «ingira alimentos ricos em ómega-3 (azeite, salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta). Uma boa ideia é incluir cebola crua nas refeições, já que possui propriedades anti-inflamatórias, sobretudo nas membranas, facilitando a respiração.

A ansiedade, tal como o stress, esgota rapidamente as reservas de vitamina C, pelo que convém repô-la ingerindo mais citrinos, kiwis, morangos ou manga. Para que o ferro das carnes e verduras seja bem absorvido é necessário tomar mais vitamina C e combinar as leguminosas com hidratos de carbono, como o arroz ou as batatas.

Um bom conselho
Deite umas gotas de essência de hissopo, eucalipto e sândalo num lenço e inspire intensamente de vez em quando. Ajudam a descongestionar e actuam como relaxantes musculares.

MÃOS FRIAS

Uma grande parte da população, especialmente o grupo das mulheres e dos idosos, sente frio nas extremidades (sobretudo nas mãos e nos pés) mesmo que a temperatura ambiente (e corporal) seja normal, sem oscilações.

Porque surge este problema?
Esta sensação de frio deve-se a uma circulação periférica deficiente, para além da exposição a temperaturas frias, e agrava-se depois das refeições e à noite, quando está a dormir.

O que comer e beber?
Alimentos ricos em vitamina C, para melhorar a circulação (citrinos, morangos, verduras de folha verde, pimento, alho ou gengibre) e alimentos ricos em vitamina E, para estimular e fortalecer os capilares (frutos secos, brócolos, abacate e cereais integrais).

Deve também beber infusões bem quentes de gengibre, que sobem a temperatura do organismo.
O que reduzir ou evitar?
Há que eliminar os alimentos ricos em gordura, que dificultam a circulação sanguínea (enchidos, patés, fritos e manteiga) e, logicamente, alimentos ricos em colesterol (gema de ovo, pastelaria industrial, cremes, molhos e lacticínios gordos, que são mais ricos em gordura).

As extremidades podem arrefecer por causa de uma circulação periférica deficiente, que pode melhorar com alimentos ricos em vitamina C.

FEBRE

É um aviso de que algo não está bem no organismo, pelo que é um sinal de um problema que deve ser averiguado.

Para além disso, é raro aparecer sozinha.

Normalmente, surge acompanhada de outros sintomas, nomeadamente arrepios, suor, náuseas, vómitos, rubor, diarreia ou dores de cabeça e, inclusive, dificuldade em urinar, quando se trata de problemas urinários.

Porque surge?
Este aumento da temperatura corporal aparece como uma reacção do organismo a certas anomalias, como é o caso de um traumatismo ou um processo infeccioso, causado por bactérias, vírus e outros microrganismos prejudiciais.

O que comer e beber?
Convém fazer várias refeições ligeiras (cinco ou seis) ao longo do dia para recuperar energia, porque não se pode esquecer que a febre aumenta as necessidades energéticas do organismo. Apesar de se perder apetite, é necessário comer de forma ligeira mas equilibrada.

Beba muita água e sumos de fruta para repor a perda de líquidos e consequente desidratação, provocada pelo suor.

O que reduzir ou evitar?
Os alimentos pesados ou ricos em gordura, difíceis de digerir.

ENXAQUECAS

É uma síndrome que causa uma dor de cabeça muito aguda e que surge, frequentemente, acompanhada de náuseas, vómitos e outros transtornos, como uma grande sensibilidade à luz e ao ruído, por exemplo.

Porque surgem?
Existem muitos motivos, nomeadamente situações de stress, mudanças bruscas de temperatura, alterações provocadas pela síndrome pré-menstrual da mulher, ou outras hormonais e, inclusive, determinados alimentos, quando são ingeridos em excesso.

O que comer e beber?
São recomendados produtos ricos em ácidos gordos ómega-3, que actuam como anti-inflamatórios (salmão e atum frescos, sardinhas e cavala). Deve polvilhar as refeições e saladas com gengibre ralado também é eficaz, uma vez que alivia a rigidez e melhora a circulação nos vasos sanguíneos. Beba também uma infusão de flores de lavanda três vezes ao dia, porque esta é sedativa e analgésica.

O que reduzir ou evitar?
O álcool, sobretudo o vinho tinto por causa do seu conteúdo de taninos, é de evitar.

Também deve reduzir da sua alimentação (e eliminar durante as crises) o chocolate, os citrinos, os queijos curados, o café e as bebidas tipo cola, que costumam desencadear quadros de enxaqueca.

A febre costuma ser um sinal de que algo não está a funcionar bem no corpo. Para a baixar, beba muitos líquidos (água, sumos e sopas) para ficar bem hidratada. Os peixes azuis, como o salmão, as sardinhas, o atum ou a cavala, contêm uma boa quantidade de ácidos gordos ómega-3, que reduzem a inflamação.
Um bom conselho
O melhor para combater a febre é enfiar-se na cama e suar. Quando acordar, agasalhe-se bem para evitar mudanças bruscas de temperatura. Se persistir mais de dois dias, consulte o seu médico.

Perante uma crise de enxaquecas, massaje as têmporas com óleo de lavanda para aliviar a dor. Outra opção é colocar uma máscara de gel ou panos frios sobre os olhos e descansar às escuras.

«Poderá sempre realizar o seu perfil alimentar, onde são diagnosticados os alimentos que também podem estar na origem das enxaquecas, bem como outros sinais e sintomas de intolerância alimentar», aconselha a nutricionista.

LOMBALGIA

Familiarmente conhecida como dor nos rins, é uma dor muscular aguda que se manifesta na parte inferior das costas e que pode até provocar imobilidade em quem a sofre. Às vezes, a lombalgia surge acompanhada de ciática, por causa da pressão de um disco sobre os nervos da coluna, especialmente o nervo que circunscreve todos os músculos posteriores da perna.

Porque surge?
Há vários factores desencadeantes, desde posturas inadequadas, movimentos violentos, excesso de peso e tensões a problemas ósseos ou musculares.

O que comer e beber?
Deve ingerir alimentos ricos em vitaminas do grupo B, para fortalecer os tecidos nervosos e alimentos ricos em cálcio, para melhorar o estado dos ossos e músculos. A ingestão de alimentos ricos em vitamina D (que ajuda o organismo a absorver cálcio) e em vitamina C, para o correcto funcionamento dos sistemas ósseo e nervoso. As infusões de verbena e salgueiro branco reduzem a inflamação e aliviam a dor.

O que reduzir ou evitar?
A manteiga e as carnes gordas, o café, o chá e as bebidas tipo cola, bem como os alimentos muito energéticos são de evitar, pois o excesso de peso intensifica os problemas de lombalgia e dificulta o movimento.

INDIGESTÃO

Quem é que nunca se empanturrou de comida até ficar completamente cheio e com sensação de acidez depois de uma grande comezaina?

Ou com a incómoda sensação causada pelo refluxo?

A indigestão é um incómodo transitório que indica que o organismo não conseguiu digerir os alimentos adequadamente.

Porque surge?
As refeições copiosas ou fortes, juntamente com os alimentos irritantes, fazem com que se produza um excesso de ácido clorídrico, que provoca acidez e um refluxo estomacal persistente e incómodo.

O que comer e beber?
Refeições muito ligeiras e várias vezes ao dia. O melhor é optar por cocções suaves, nomeadamente cozidos, grelhados, no forno, ao vapor ou em papillote, que são mais saudáveis e, sobretudo, técnicas culinárias mais ligeiras (sem refogados). As infusões de erva-cidreira, funcho ou hortelã aliviam os sintomas.

O que reduzir ou evitar?
Os alimentos ricos em gordura (carnes, enchidos, patés, manteiga, queijos curados...); os ácidos (limão, vinagre, conservas...); os picantes (molhos, pimentas...); a fruta verde e algumas verduras cruas difíceis de digerir (cebola, pepino...); os fritos e panados. Também há que evitar o café, que é irritante, e reduzir a ingestão de refrescos com gás, que provocam flatulência.

Um bom conselho
De manhã, e sempre que não estiver com uma crise, faça o seguinte exercício. Rode o tronco, suavemente, para ambos os lados, com a ajuda do cabo da vassoura sobre os ombros (segure-o com as duas mãos).

DISTÚRBIOS DO SONO

As alterações do sono são frequentes e incluem desde os incómodos de uma noite de insónia até problemas crónicos em que se passam noites inteiras sem dormir ou com um sono tão leve que, ao acordar, se sente o mesmo cansaço do que se não se tivesse dormido.

Porque surgem?
A sua origem pode estar na obesidade, na ansiedade e no stress, um cansaço físico excessivo ou álcool, tabaco ou cafeína. Dormir pouco ou mal pode provocar inúmeras alterações no organismo.

O que comer e beber?
Deve ingerir hidratos de carbono complexos, que produzem triptofano, que o cérebro converte em serotonina,neurotransmissor regulador do sistema nervoso (batatas, pão, arroz e cereais integrais), bem como alimentos ricos em vitamina B, que fortalece e relaxa o sistema nervoso (lacticínios, marisco, vísceras, frutos secos).

Inclua também na sua alimentação produtos ricos em zinco, que ajudam a baixar a tensão arterial (ostras, mexilhões, bananas, sementes de girassol, leguminosas).

Deve também beber leite morno adoçado com mel ou açúcar mascavado antes de dormir tem efeitos sedativos e activa a serotonina. As infusões de lavanda, tília ou erva-cidreira também ajudam.

O que reduzir ou evitar?
O álcool e as bebidas excitantes, sobretudo, as que contêm cafeína. As infusões de diferentes plantas são sempre bem-vindas, porque caem bem no estômago e ajudam a compensar o excesso de acidez estomacal. A insónia pode manifestar-se só uma noite ou transformar-se num problema crónico. Para conciliar o sono, ingira hidratos de carbono complexos como o pão e os cereais.

Texto: Madalena Alçada Baptista

A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista Prevenir
Fonte:
Sapo Saúde
Nota do Leite da terra: O Leite da Terra alterou o tamanho e a cor dos alimentos que não são consumidos em uma dieta crudivora