Sobre nós

 

O Leite da Terra nasceu em formato blog  http://www.leitedaterra.blogspot.com/  já há alguns anos.

Percebi que não havia em Portugal nada sobre a comida crua, as vantagens existerm realmente e são tantas que não achei justo excluir esta informação dos Portugueses. Foi quando iniciei uma longa busca por informação. Sem dúvida um caminho longo, em Portugal podemos contar pelos dedos da mão quem sabe realmente dos conceitos, da história, das vantagens e desvantagens e principalmente quem "cozinha" um prato cru e que fica com aspecto gourmet. Li quase tudo o que havia para ser lido sobre o assunto e contactei várias entidades internacionais.

Aprendi muito por tentativa e erro.

Hoje depois de fazer mais de duas centenas de workshop´s por todo Portugal, depois de dar consultas a mais de 12 anos... Acredito que tenha ainda um longo caminho para percorrer, mas também sei que já aprendi muita coisa.  

 

"Que o seu alimento seja o seu medicamento, e que o seu medicamento seja o seu alimento. "Hipócrates 

 

História do Projeto

Nasceu atraves da paixão pelo do Sumo da Luz do Sol, achei super interessante e comecei a estudar e pesquisar primeiro pela internet, depois em Londres.

Fiquei muito impressionada com as milhares propriedades do sumo, as suas vantagens para a saude e a facilidade do seu preparo. Mas sobretudo fiquei fã do seu paladar.

Mais um Projeto

O Leite da Terra em parceria com a Alquimia Alimentar criou o projecto “QUERIDAS LANCHEIRAS” que pretende prevenir as doenças promovendo a alimentação saudável e consequentemente alargar os comportamentos alimentares saudáveis para toda a comunidade; para tal incentivamos a criação de um grupo promotores da saúde, com um grande foco na boa alimentação. Trabalhamos ainda outros determinantes da saúde, como a saúde mental e actividade física.

Temos dois grandes foco o serviço de alimentação escolar e os encarregados de educação, peças fundamentais para a oferta alimentar dos nossos jovens.

As QUERIDAS LANCHEIRAS é um projecto que abrange  a comunidade educativa de todos os níveis de ensino e elementos-chave da comunidade extra-educativa. Não podemos negligenciar a família, nem os amigos, e é fundamental o empenho das estruturas à volta da escola, em conjunto, para poder criar ambientes promotores da saúde. Só teremos sucesso se, todos juntos, quisermos passar a ideia de que comer bem dá prazer e saúde. Todos somos necessários, desde as autarquias ao comércio, passando por empresas das mais diversas áreas, clubes, etc.

 

As QUERIDAS LANCHEIRAS também se dirige a estes parceiros comunitários.

Todos temos de ter um papel activo na recuperação das boas práticas alimentares, sejam elementos da comunidade educativa (alunos, professores, encarregados de educação, manipuladores de alimentos...) ou extra-educativa (autarquias, comércio, clubes, IPSS´s, associações...).

 

As nossas actividades passam pela organização de:

- Palestras

- Cozinha experimental

- Roda de alimentos viva (círculo de debate)

- workshops

 

Temos como objectivo primário,

- Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde

- Ensinar a valorizar uma boa alimentação.

- Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.

- Saber adequar à alimentação as suas necessidades.

- Saber preparar uma receita adequadamente.

- Adquirir hábitos para uma boa alimentação.

- Aproveitar os alimentos na época da safra.

- Classificar a origem dos alimentos.

- Incluir no cardápio diários alimentos naturais.

 

Márcia Almeida

Leite da Terra

 

Rua Largo de Santos-o-Novo, 9 e 10

1900-409 Lisboa; Portugal

 

http://leitedaterra.blogspot.pt/

 

 

 

Nossos usuários

São pessoas que ouviram falar na Comida Viva, ou no Crudivorismo ou em Raw Food, mas não sabem como fazer, nem onde buscar inforações  e nem quando devem fazer.

Muitas vezes em consulta indicava/indico um sumo ou um determinado alimento para uma determinada enfermidade e invariavelmente tinha de detalhar os procedimentos de preparação.

Assim nasce o leite da terra um lugar onde posso colocar as novidades as receitas e as dicas alimentares de forma organizada e sistematica.

Video do Há Tarde com o herman José - RTP 1
http://www.rtp.pt/play/p1630/e167086/ha-tarde/383469

 

 

Facebook 

BLOG 

Cadastre-se