Rejuvelac

21-07-2010 17:46

Trata-se de uma bebida tônica, extremamente "viva" por seu elevado teor de enzimas (aminoácidos) e vitaminas.

Rejuvelac é preparada a partir de um mínimo de 24 horas do grão de trigo integral de molho em água, motivo pelo qual é um "caldo" rico em enzimas e nutrientes alquímicos, provenientes do processo de germinação/fermentação.

Devem tomar Rejuvelac as pessoas saudáveis, que desejam manter seu organismo plenamente vitalizado, e também as pessoas convalescentes ou com a saúde comprometida, mas que desejam se recuperar rapidamente. Crianças, adolescentes e adultos se beneficiam com a toma desta bebida diariamente. Diabéticos podem tomar pequenas quantidades, porém em forma diluída.

Rejuvelac é um excelente tônico para todo o organismo, particularmente o sistema digestivo: estômago, fígado/vesícula, intestino delgado e o cólon.

Sua riqueza em enzimas, após consumo diário, repõe uma saudável e poderosa flora intestinal. Principalmente a que se perde devido ao consumo de drogas e antibióticos. Os antibióticos não têm inteligência para discriminar entre as bactérias "inimigas" e as "amigas", que são necessárias à nossa sobrevivência.


Preparo

Deve ser feito em casa, a partir do grão de trigo integral, não polido.

1. Lave uma xícara (chá) de grão de trigo integral.

2. Coloque em um frasco de vidro e acrescente 5 xícaras de água filtrada.

3. Deixe em repouso por 24 (versão light) ou 48 horas (versão forte).

4. Após 24 ou 48 horas, coe o líquido para outra jarra. Este líquido é o Rejuvelac I. Adicione 1 colher (sobremesa) de mel e guarde na geladeira. Na hora de consumir acrescente suco fresco de 1 limão/copo.

5. Volte os grãos para o vidro e adicione + 5 xícaras de água filtrada.

6. Neste segundo preparo deixe em repouso por somente 24 horas.

7. Coe o Rejuvelac II e proceda como na etapa (4).

8. Prepare uma terceira fermentação colocando sobre os grãos + 5 xícaras de água filtrada.

9. Deixe em repouso por 24 horas.

10. Coe o Rejuvelac III e proceda como na etapa (4). O trigo remanescente pode agora ser jogado fora - ele dará um bom adubo para os vasos.

Notas:

1) Esta versão de preparo do Rejuvelac é uma receita rápida. Existe uma versão mais demorada de preparo do Rejuvelac, descrita no meu livro Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde), onde o grão de trigo é primeiramente germinado e somente depois fermentado. 

2) Eu uso o trigo inchado de todas as 3 etapas para comer com banana amassada, purê de frutas, salada de frutas, nos sucos e vitaminas desintoxicantes, em saladas cruas, etc. Ele é delicioso, crocante, poderosamente nutritivo e pouco calórico.

Importante lembrar que, em caso de celíacos, estudo na mesa radiônica revelou:

- teor de glúten no trigo antes de germinar: 22 a 25% com uma digestabilidade de 60%

- teor de glúten no trigo após germinação: 13 a 15% com uma digestabilidade de 80%

Ou seja, dependendo do grau de alergia ao glúten, é possível que alguns celíacos consigam administrar o consumo do trigo desde que previamente germinado e consumido na sua forma crua e viva.

3) A princípio pode-se sentir um cheiro/gosto "ruim" no Rejuvelac (um cheiro de fermentado), mas quando se adiciona o suco de limão ele desaparece. A nutrição que o Rejuvelac provê vale a hesitação inicial que se possa ter em bebê-lo. 

4) Em cidades onde o clima é muito quente, você pode preparar o Rejuvelac sempre com 24 horas. Em cidades onde o clima é mais frio vale arriscar o preparo de 48 horas. 

5) Para tomar Rejuvelac diariamente, a cada 3 dias deve ser iniciado novo processo de fermentação. 

Tome o Rejuvelac ao longo do dia puro, no preparo dos sucos desintoxicantes, dos fermentados, dos tempêros ou pastas.
 
 
 

Receita de Conceição Trucom em  doce limão