Leite da Terra na Zen em Abril de 2009

04-07-2010 17:03

 

Nesta Primavera a tendência alimentar aponta para o crudivorismo ou raw food

 

A alimentação leve baseada em comida crua pode ser uma óptima alternativa para esta primavera!

Com a primavera ai à porta, porque não inovar? Porque não um prato diferente? É nesta época que algumas comidas e sumos novos, fazem um enorme sucesso, afinal têm tudo a ver com esta estação. A primavera aponta para uma alimentação saudável, leve e rica em legume, frutas, verduras, com pouca gordura e nada muito quente. Com certeza estas são as dicas para falarmos de crudivorismo ou comida crua (raw food).

O crudivoro privilegia os produtos crus, vivos, maduros e frescos, é uma alimentação viva, uma variante do vegetarianismo. Os menus são ricos. Aqui vamos começar pelo sumo, passamos para um prato de spaghetti ou um prato de lentilhas à Italiana e para terminar nada como uma sobremesa do tipo mousse, tudo cru, onde nada é industrializado, e tudo é feito com temperaturas inferiores a 45ºC.

Antes de passarmos as receitas, vejamos o porque de comer alimentos crus.
Quando um alimento é cozido a mais de 100º C, por 3 ou 4 minutos, suas proteínas vão perder qualidades, os açúcares dos alimentos vão caramelizar, mais de 20% das vitaminas e os minerais serão totalmente destruidos e as fibras naturais dos alimentos serão degradadas, acabando por ficar mais tempo do que o necessário no nosso intestino.
 

Os alimentos crus são digeridos facilmente, passando muito mais rapidamente pelo transito intestinal, diminuindo assim a possibilidade de adquirirmos várias doenças. Além disso, fornece-nos mais força, mais energia, muito mais resistência física, o indivíduo fica mais alerta, com uma mente mais clara e mais lógica.

Ninguém fica cansado após uma refeição crudivora, mas pelo contrário quem come Cozido a Portuguesa, tem tendência a ficar sonolento. Ao comer alimentos crus antes de deitar, teremos um sono com maior qualidade e reparador.

Finalmente ao aquecermos as gorduras, estas modificam-se e são incorporadas nas paredes das celulas interferindo com o processo respiratorio destas, provocando algumas doenças, maioritariamente as cardiacas.

Vamos então começar a Primavera a complementar a nossa dieta diária com uma alimentação diferente, com pratos saudáveis, sem passar fome. Nesta Estação vamos enfrentar os pratos, sem medo e com mais flexibilidade.

O nosso primeiro workshop foi em Lisboa, em 2008, no Espaço Maaiana, tivemos participantes de várias idades e neste momento já temos agendados compromissos até meados de Maio, de norte a sul do pais. Nestes workshop´s o nosso maior desafio é ensinar a preparar comida crua. Temos uma grande variedade de pratos que além de saudáveis são saborosos e fáceis de fazer, são rápidos e sem dúvida são baratos. Para diversificar a nossa mesa não é necessário fazer uma transição radical, basta ter algum conhecimento e muita imaginação.

Portugal, ainda não tem restaurante especializado em comida crua, mas em Lisboa o café Gulodice na Estrada da Luz e do Campo Pequeno fazem um óptimo sumo da Luz do Sol.

Quando começámos com o site www.leitedaterra.blogspot.com a nossa principal preocupação era divulgar o Sumo da Luz do Sol ou o Sumo de Clorofila, principalmente pelas grandes vantagens imediatas para a saúde, mas aos poucos tudo sobre o crudivorismo foi se instalando. Hoje o site Leite da Terra, disponibiliza muita informação, dá dicas e além isso é um local onde trocamos receitas e tiramos dúvidas. O site está transformado numa cozinha online cheia de amigas.
O Sumo da Luz do Sol é um sumo que tem como principais características o facto de ser tudo cru e de ter uma cor final de um verde vivo. Aconcelho que provem, ajustem-no ao seu próprio paladar, no crudivorismo, nada é fixo, nada é rigido.

Sumo da Luz do Sol
Ingredientes:
2 Maçãs com casca e sem semente grandes
1 Pepino médio
3 Copos de hortaliça verde bem escura
1 Ramo de hortelã,
1 Copo de grãos germinados
1 Cenoura
Modo de fazer:
Coloque a maçã picada no liquidificador e use o pepino para empurrar até que os primeiros líquidos se formem. Acrescente as sementes germinadas, as folhas verdes, os legumes e as raízes. Para coar use um coador de pano e beba logo em seguida. Porém, se quiser, pode usar uma centrífuga.

Algumas sementes que podemos germinar.
Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, sésamo, grão-de-bico, lentilha, nozes, castanhas, amêndoas, feno-grego.

Sugestão outros ingredientes.
Legumes e raízes: cenoura, abóbora, batata-doce, inhame, couve-flor, courgetes, nabo, beterraba.
Hortaliças: espinafre, couve, agriões, aipo.

Como germinar sementes:
Para germinar uma semente, basta colocá-la em água durante a noite (8 horas) e de manhã colocar num coador e deixar aproximadamente 12 horas, passa-las por água e voltar a deixar escorrer por mais 12 horas, o tempo de germinação vai variar de grão para grão, da temperatura, etc. Em geral, atingem a sua potência máxima logo que ponha o rebento de fora. Podem ser consumidas simplesmente assim, mas ficam óptimas em sumos ou em saladas.
Tome o Sumo da Luz do Sol em jejum por 10 dias, após este período estará com menos peso, entre 2 a 3 kg, menos retenção de líquidos, e se não houver retenção, não haverá celulite e, mesmo os intestinos mais preguiçosos melhoram.

Propomos agora o prato principal, algo saboroso e facílimo de fazer - Spaghetti de Courgetes com molho de tomate e amêndoas.
Ingredientes

Spaghetti:
4 Courgetes grandes


Molho de tomate:
4 Tomate
¼ de Cebola
2 colheres de sobremesa de Oregãos
1 Ramo de manjerição
2 colheres de sobremesa de Azeite extra virgem
4 Tâmaras
Sal: q.b.
Pimenta-do-reino: q.b

Preparação

Modo de fazer:
Passe a courgetes (ao comprido) na parte mais grossa do ralador. Deixe num coador a secar, por uma hora. (reserve)

Molho de tomate:
Descasque os tomates maduros, e extraia as sementes, corte os tomates ao meio horizontalmente e com o dedo indicador, retire-as com o sumo que as envolve. Não passe os tomates por água, pois reduz em muito o sabor. Corte os tomates em cubos
No liquidificador, coloque os cubos de tomate, as tâmaras, 2/3 do manjericão, a cebola picada, os oregãos, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e acrescente o azeite. Bata até obter uma massa homogénea.
Aqueça o molho até 40ºC no momento de servir.

Amêndoas.
Bata no processador as amêndoas germinadas e secas, até obter uma farinha grossa.

Empratar:
Coloque o spaghetti no centro do prato. No meio do spaghetti coloque uma concha de molho de tomate decore com o resto do manjerição e orvalhe com a amêndoa.

Outra sugestão para um prato principal são as Lentilhas feitas pela Ilanta, gerente da Biosamara,

Numa taça, misturar
2 Colheres de sopa de azeite
1 Colher de sobremesa de óleo de cânhamo
Sal marinho grosso a gosto
1 Colher sopa mostarda
1 Molho de coentros biológicos, cortados fininhos
5 Tomates cereja cortados em quartos
5 Azeitonas
1 ½ Chávenas de lentilhas germinadas.

Envolver bem o molho com as lentilhas; deixar descansar uns 15 minutos para os sabores se misturarem bem.
Está pronto a servir! Tempo de preparação: 10 minutos

Para sobremesa nada mais sofisticado e saborosa que uma mousse de frutos vermelhos.

Ingredientes:
8 bananas bem maduras
1 chávena de avelã germinada processada até estar em pó
1 chávena de frutos vermelhos,
1 colher de chá de canela

Bata no liquidificador as bananas, as avelãs e os frutos vermelhos. Ponha em taças de pés altos e leve ao frigorífico até estar fresco. Decore com canela.

Ao adicionarmos sumos frescos e verdes, alimentos crus e sementes germinadas estaremos a melhorar a nossa qualidade de vida e a aumentar a nossa energia vital. Invista nas frutas e nos legumes da Primavera. A verdade é que quanto mais alimentos crus ingerir, melhor se sentirá.
Aposte na eliminação gradual dos alimentos que são demasiado processados, alimentos que são de difícil digestão, diminua a acidez do sangue, pois quanto mais alcalino ele for, mais saudável será.

Desfrute a vida e desfrute mais a sua comida.

Revista Zen - Abril/09 pag 54 à 58 (vale a pena comprar, a revista esta com artigos interessantes)

Feliz Pascoa!!!

Márcia B Almeida
www.leitedaterra.blogspot.com
email: leitedaterra@gmail.com