Canela.

06-12-2010 10:23

 

 
Têm sido efectuadas muitas investigações relativamente aos antioxidantes nos alimentos à medida que vamos ficando cada vez mais conscientes da sua importância no abrandamento do processo de envelhecimento e em evitar muitas doenças crónicas. Os alimentos ricos em antioxidantes incluem os vegetais e frutos, azeitonas, nozes e sementes, café, cacau e, por fim, ervas e especiarias.

A canela é um antioxidante tão poderoso que, quando comparado com outras seis especiarias antioxidantes (anis, gengibre, liqorice, hortelão, noz moscada e baunilha) e três conservantes alimentares químicos, a canela evita de forma mais eficaz a oxidação do que os antioxidantes químicos e todas as outras especiarias, excepto a hortelã.

A canela - a casca da árvore da canela - possui uma longa história quer como especiaria quer como medicamento. A canela é anti-microbiana, e pode impedir o crescimento quer de bactérias quer de fungos, incluindo a levedura Candida, que provoca a candidíase.

As capacidades únicas de cura da canela provêm dos seus óleos essenciais, os quais contêm componentes activos designados por aldeídos cinâmico, acetato cinâmico e álcool cinâmico, mais diversas substâncias voláteis. O aldeído cinâmico torna as plaquetas sanguíneas menos espessas e evita os coágulos sanguíneos. Também reduz a formação de ácido araquidónico funcionando assim como anti-inflamatório.

A canela pode ser extremamente útil às pessoas com diabetes tipo II (não insulina-dependentes) melhorando a sua capacidade para responder à insulina e aumentando a capacidade das células para usar a glucose, normalizando desta forma os seus níveis de açúcar no sangue.

Um recente estudo conjunto norte-americano e paquistanês inclui 60 voluntários com diabetes do tipo I que não estavam a levar insulina. Os sujeitos foram divididos em 6 grupos. 40 dias depois, os três grupos que receberam canela tinham todos reduzido os níveis de açúcar no sangue, os triglicéridos, o LDL - colesterol e o total de colesterol, ao mesmo tempo que não foram notadas quaisquer alterações nos grupos que receberam placebo.

Mesmo a quantidade mais pequena de canela, 1 grama por dia (aproximadamente entre 1/4 e 1/2 de uma colher de chá) teve um efeito significativo. Quando pararam com a canela diária, os níveis de açúcar no sangue começaram a aumentar.

A conclusão dos investigadores foi: a inclusão de canela na dieta das pessoas com diabetes tipo II conduzirá à redução dos factores de risco associados à diabetes e às doenºas cardiovasculares.

Fonte: A dieta dos médicos gregos